sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Sábado

E o Sábado? Eu poderia começar dizendo que esse é o dia de Saturno – daí o nome em inglês Saturday -, mas a verdade é que não entendo patavinas de mitologia romana. Depois de uma pesquisa rápida, descobri que Saturno é o deus da agricultura, da força e da justiça, e que assassinou o próprio pai, Urano, com uma foice, e assim deteve o poder entre os deuses (não sei exatamente onde a agricultura e a justiça se encaixam nessa história, mas isso não vem ao caso).

O que me chamou atenção nesse mito todo foi o símbolo da foice, atribuído ao deus Saturno, que diverge totalmente de todas as nossas visões sobre o Sábado. Sábado, como todos sabem, é dia de descanso, de despreocupação, de comemorações, de diversão, de acordar e dormir tarde, de bebedeira, de putaria. Sábado, junto com a Sexta, é o dia da semana mais adorado e aguardado. (Eu até arriscaria dizer que prefiro o Sábado à Sexta, pois na Sexta a cansativa rotina ainda persiste, pelo menos durante a parte do dia.)

Também gostaria de me manifestar contra o rótulo dado aos dias de semana de “dias úteis”. Fica subentendido que os dias do fim de semana são inúteis. E não há nada mais injusto que tachar Sábado de dia inútil, afinal, esse é um dos poucos dias em que você pode viver de forma plena, esquecendo-se de obrigações, rotinas e afazeres.

Depois de todo esse desabafo maluco, proponho seriamente rebatizar o Sábado, que nada tem a ver com foice, agricultura ou inutilidade. Portanto, senhoras e senhores, tenho a honra de apresentar-lhes Baco, o deus romano do vinho, da ebriedade e dos excessos sexuais. Nada mais compatível.

Então tenham todos um ótimo Bácado! Beijos que eu tô no bar.

por Malu

2 comentários: