terça-feira, 1 de março de 2011

Engrenagem; Verde Verdade; Ver a cidade.

Muitas vezes detesto São Paulo. Detesto o transito, a poluição, a ineficácia do transporte público, a sujeira, a violência excessiva e muitas outras coisas. Como vocês podem verificar, eu não disse que odeio São Paulo. Eu disse que muitas vezes detesto São Paulo. Isso quer dizer que eu gosto de muitas coisas aqui. Vou exemplificar. 
No caminho da faculdade, pela manhã, observo pela janela do ônibus muitos grafites e pichações. Algumas pessoas consideram grafite a mesma coisa que pichação, mas eu acho que os dois são diferentes. Sinta-se a vontade para discordar, essa é a função do nosso blog. Enfim...
Na semana passada vi um grafite que me fez refletir: um olho. No lugar da íris (aquela parte colorida) tinha uma engrenagem. Caramba, que soco no estômago! Concomitante a isso, vi dois outros grafites mais adiante: verde verdade; ver a cidade. CARAMBA! Mais um soco no estômago!
Estive pensando - e ainda estou por que isso me trouxe muita reflexão - o quanto nossos olhos estão viciados! Não conseguimos enxergar além das engrenagens da cidade e das pessoas e da violência e da poluição e do trabalho - pausa pro café - e da papelada e do metrô lotado e do trânsito do ônibus na volta pra casa e na chuva e na enchente e da correria e quando percebemos perdemos o fôlego. Também com ele a oportunidade de utilizar a íris - e não a engrenagem - para, finalmente, ver a cidade com (veracidade) e vê-la de verdade (verde verdade). Fica pra semana a reflexão sobre isso e a dica para enxergar, no sentido amplo de um ato imprescindível.

Outra dica, que não tem nada a ver com o texto, é amar. Digam "eu te amo" para alguém que vocês realmente amam.

Beijos.

- Gina

6 comentários:

  1. Adorei a reflexão quanto aos nossos olhos viciados... E eu te amo, Gina xD
    Manu Legramanti

    ResponderExcluir
  2. adorei flor!!! é por esses e outros motivos que adoro andar de ônibus em SP, ver coisas que de carro eu nao veria...
    Eu te amo e muito =)

    ResponderExcluir
  3. gina, o texto tah muito bom mesmo!
    mas essa parte "Digam "eu te amo" para alguém que vocês realmente amam." parece mais dica do dia do ORKUT, mas é a sua cara!
    bjs saudades

    ResponderExcluir
  4. SAO PAULO-SP = ENCHENTES, FAVELAS, PERIFERIA, TRANSITO, BURACOS, LIXO, POLUICAO DE TODO TIPO, ENCHENTES, BANDIDAGEM, SEQUESTROS, RODIZIO, FILAS, MENDIGOS, CAMELOOS, SEM TETO, CRIANCAS DE RUA, VANDALISMO, METRO PARADO E LOTADO, GENTE MAL EDUCADA, CRACOLANDIA, ESGOTO A CEU ABERTO(tiete, pinheiros, tamanduatei e corregos), VIZINHO RUIM, MERDA DE CACHORRO PRA TODO LADO, PISCINOES(fossas), PIXACAO, ARRASTAO EM PREDIOS/CONDOMINIOS,,etc etc = SAO PAULO-SP!!!
    STRESS, SINDROME DO PANICO, DEPRESSAO, ATAQUE DE IRA OU CHORO, DOENCAS PULMONARES e CARDIACAS, VERMINOSES, DENGUE, LEPTOSPIROSE, IRRITACAO(OLHOS), FADIGA, ETC ETC=SAO PAULO-SP
    SO PRA COMPARAR COM SAO PAULO-SP,,,VEJA ESSE VIDEO NO YOUTUBE,,, E TIRE SUAS CONCLUSOES: http://www.youtube.com/watch?v=KUJT-Pvv3VA
    Nasci e cresci em Sampa,,, em 2000 fui para Sorocaba-SP,, foi melhor que esperava,,mudei ate de classe social,,,com pouca informacao e planejamento a curtoe medio prazo vc muda de vida. Posso ajudar bol.com2000@yahoo.com

    ResponderExcluir
  5. Giovanna do céu!
    Que texto magnífico, eu posso ver cada um dos escritores (só os três que eu acompanho) se tornando maiores toda semana.
    Um beijo no seu coração.
    Eu te amo.

    ResponderExcluir