segunda-feira, 7 de março de 2011

Deus, sua imagem e semelhança.

Você acredita em Deus?




Ao responder essa pergunta algumas pessoas se enganam quanto a essência que esta pergunta tem.
Conheço uma pessoa que diz não acreditar em Deus. Sempre quis saber como mudar essa idéia dele. Não que seja errado pensar isso...

A diferença que esse meu amigo não percebe, que eu não percebia e que alguns ainda não percebem é que Deus é uma coisa e as Escrituras são outras.

Ao perguntar se você acredita em Deus, quero saber se quando você está sob as estrelas, quando você está em frente ao mar, quando você está frente a uma paisagem maravilhosa, quando você anda na praia, quando você reencontra alguém que gosta tanto, quanto você sente um pontinho de felicidade, que, de repente, torna todo mundo a sua volta bonito, você não sente a existência de um Deus. Acho dificil você dizer não. Nem que esse Deus tenha o nome que você quiser: Jesus, Alá, Buda, Ciência, Destino, Acaso etc.

Uns acreditam num Deus dos milagres, outros num Deus que originou a Vida, e outros (juro!) num que já morreu: "Deus está morto: mas, considerando o estado em que se encontra a espécie humana, talvez ainda por um milênio existirão grutas em que se mostrará a Sua sombra." Nietzsche.

Eu acredito no homem, como se nós fossemos um Deus, donos dos nossos destinos, como se o céu fosse aqui.

Quem criou tudo? Desde quando existe Vida? São perguntas que por ora não sabemos responder, apenas porque não conseguimos aceitar a idéia de que não precisa existir um Início; não conseguimos não pensar em Tempo nem Espaço. E ainda, nós insistimos em ter a certeza que existimos.

Sempre é muito difícil falar de fé. Religião ainda se confunde com religiosidade. E cada vez mais aparecem "ditadores da Verdade". Pessoas que falam em nome de Deus, e dizem o que é Certo e o que é Errado. E o resto das pessoas insistem em acatá-los. "E o homem, em seu orgulho, criou Deus, a sua imagem e semelhança." Pelo inesgotável Nietzsche.

"Seria insuportável viver eternamente".

Talvez nossa crença em que existe uma vida após a morte seja uma espécie de refúgio para suportarmos a ausência - para sempre - do ente querido. Mas simplesmente, anulamos essa hipótese. Ué, podemos ser apenas sinapses nervosas... Afinal, o homem tem a tendência a se valorizar: somos os animais mais evoluidos e todo o universo gira em torno da humanidade! Deus vive para nós! Será?

Não tente achar uma resposta fechada para essas perguntas. Eu não tenho certeza de nada. Apenas não deixem de questionar. Duvidem do óbvio.

A vida é muito rápida para descobrimo-la.

Portanto, nos resta uma última pergunta: "Você vive hoje uma vida que gostaria de viver por toda a eternidade?" Novamente, pelo Nietzsche.
_

Amem! Mais do que nunca: amem. E além disso, descubram o poder do amor!

por: João.

3 comentários:

  1. Ao perguntar se você acredita em Deus, quero saber se quando você está sob as estrelas, quando você está em frente ao mar, quando você está frente a uma paisagem maravilhosa, quando você anda na praia, quando você reencontra alguém que gosta tanto, quanto você sente um pontinho de felicidade, que, de repente, torna todo mundo a sua volta bonito, você não sente a existência de um Deus. Acho dificil você dizer não. Nem que esse Deus tenha o nome que você quiser: Jesus, Alá, Buda, Ciência, Destino, Acaso etc.

    Esse parágrafo é... Eu não tenho nem palavras. Maravilhoso o texto meu amigo!

    ResponderExcluir
  2. Seria bom que mais pessoas sentissem o poder da vida como você. Com certeza, o mundo seria muito melhor.
    Adorei!!!!

    ResponderExcluir
  3. Professora, obrigado pelas palavras e fiquei contente de te ver por aqui. Volte sempre que quiser. Beijos nostálgicos...

    ResponderExcluir