sexta-feira, 8 de abril de 2011

Coisas que perdemos pelo caminho


"O tempo não pára! Só a saudade é que faz as coisas pararem no tempo." (Mario Quintana)
______

Coisas que perdemos pelo caminho

A ação do tempo é melancólica e traiçoeira. As badaladas dos anos apagam memórias e dores. Mas veja bem: o tempo não castiga apenas os mais velhos; ele ultrapassa e passa para todos nós.
Esquecemos nomes, datas, números e senhas dos incontáveis cartões de crédito. Não reconhecemos pessoas que cruzaram nossos momentos ou – simples e puramente – dos gestos. Chronus parece trair até as lembranças mais formidáveis.
Sentimos o cheiro, o gosto, porém não recordamos da forma, da face, do corpo. A saudade é o mais perto que podemos chegar antes do abismo do esquecimento. A sinestesia ajuda a suportar as coisas que deixamos pelas ruas da vida.
Lembranças é nosso armazenamento do vivido ou sonhado. Às vezes os sonhos julgam-se mais vibrantes que a própria realidade - ou esta acontece momentaneamente em nossos devaneios.
A efemeridade em sua constância me trouxe até aqui, portanto não me leve a mal... O tempo apenas também está correndo para mim (em mim ou contra mim).

M.L.

Um comentário:

  1. MANUELA! Que texto mais lindo!
    Não sei se posso comparar, mas este foi seu texto que mais me tocou. Mexeu comigo de uma maneira muito forte.
    Você está cada vez melhor, não deixe de escrever, por favor.
    Beijos e que Chronus me permita lembrar que há alguém que escreve tão bem, que é você.

    ResponderExcluir